2ª fase da Operação “Tarja Preta” prende ex-funcionário do Grupo Plena em Caratinga

Por Rádio Cidade

10/12/2018 às 16:32

A Polícia Civil de Teófilo Otoni prendeu na manhã de hoje (10) mais uma pessoa em Caratinga, durante a segunda fase da operação “Tarja Preta”, que investiga fraude na aquisição de materiais hospitalares e medicamentos em Teófilo Otoni nos anos de 2014 e 2015. Um ex-funcionário da distribuidora de medicamentos do Grupo Plena foi preso. Ele foi levado para Teófilo Otoni acompanhado do advogado Max Capela e está sendo ouvido na delegacia regional.

Segundo o delegado de Governador Valadares, Luciano Cunha, que deu apoio à operação em Caratinga na primeira fase, várias provas já foram reunidas comprovando a fraude.

Na última sexta-feira, a justiça determinou a soltura de Tulio Mendes Pereira Genelhu. As investigações apontaram que ele era responsável apenas pelas vendas a varejo do Grupo Plena, que também tem farmácias em Caratinga, e que não participava do processo de licitação da distribuidora.

Permanecem presos: Thiago Mendes Pereira Genelhu, que teve a prisão preventiva determinada pela justiça e foi transferido para o presídio de Teófilo Otoni; o ex-secretário municipal de Saúde daquela cidade, Fernando Antônio Barbosa, de 52 anos, que no período de 2014/15 assinava os contratos de licitação em Teófilo Otoni, e Carlos Henrique, que ocupava um cargo também na secretaria de Saúde de Teófilo Otoni.

As investigações partiram de uma delação premiada de um ex-funcionário da Prefeitura de Teófilo Otoni. De acordo com a Polícia Civil, ele revelou um esquema para fraudar compras de remédios e desviar dinheiro. A fraude ocorrida em 2014 e 2015 teria desviado cerca de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos.

Fonte: Doctum TV