Voluntários socorristas retomam atendimentos nas rodovias da região

Por Rádio Cidade

07/01/2019 às 14:04

Os grupos de socorristas voluntários de Minas Gerais deverão se credenciar até o dia 14 de janeiro junto ao Corpo de Bombeiro Militar. Quarenta e cinco entidades suspenderam as atividades, na semana passada, devido as novas normas de uma lei estadual regulamentada pelo Corpo de Bombeiros, que dentre as exigências, cobra um médico ou enfermeiro profissional no atendimento às vítimas. O Bombeiro Militar afirma que a medida é necessária para segurança dos próprios usuários. A Associação de Bombeiros e Equipes de Resgate Voluntários do Estado de Minas Gerais (Volunterminas), rebate dizendo que os socorristas já têm curso para atuar e faltaria apenas a Secretaria de Saúde reconhecer a competência por meio de norma ou portaria.

Após reunião na última sexta-feira (04), um acordo entre a Volunterminas e o Corpo de Bombeiros, possibilitou um Termo de Compromisso, onde autoriza as instituições de Resgates Voluntários filiadas a voltarem as atividades.

Encontro de sexta-feira em Belo Horizonte

 

Uma das entidades que atuam na nossa região é o Grupamento Anjos de Resgate de Santa Bárbara do Leste. A presidente do órgão, Viviane Mota, afirma que sua corporação já tem a documentação exigida para o credenciamento junto ao Corpo de Bombeiro Militar:

Viviane Mota