Grupo de artesãs tece polvinhos de crochê para bebês prematuros internados no Hospital Nossa Senhor Auxiliadora

Por Rádio Cidade

05/02/2019 às 16:38

Um grupo de cerca de quarenta mulheres da região de Caratinga se uniu para trocar experiências e participar de ações solidárias movidas pelo artesanato, em especial, pelo crochê. O projeto mais recente das “Amigas Unidas pelo Crochê” está ajudando na recuperação de bebês recém-nascidos prematuros internados na UTI do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. As artesãs tecem pequenos polvos de crochê que farão companhia para os bebês nas incubadoras.

De acordo com a responsável técnica pela UTI Neo-Natal, Sheila Cristina Pires, o projeto surgiu na Dinamarca e não há comprovação científica quanto aos resultados. Porém, a experiência dos últimos três meses no hospital de Caratinga tem mostrado que o contato dos bebês com o polvinho de crochê tem efeito positivo no tratamento.

O polvo de crochê tem trazido até benefícios práticos na rotina da UTI Neo-Natal.

Antes do contato da criança com o boneco de crochê a equipe da UTI adota procedimentos para garantir a segurança.

Penha Siqueira Dornelas integra o grupo de artesãs que tecem os polvinhos. Ela conta que este não é o único projeto social do qual o grupo faz parte e espera contar com a comunidade na doação de material para que possam produzir maior número de bonecos.

Os polvinhos para os bebês da UTI devem ser feitos de linha cem por cento de algodão. Podem ser das marcas Clea, Anne e também o Barroco número 4. O enchimento dos bonecos tem que ser de fibra siliconada para suportar a esterilização.

O contato para doar lã e fibra pode ser feito na página “Amigas Unidas pelo Crochê”, no Facebook, ou no telefone (33) 9. 9968-4325.