Empresários de Caratinga ganham habeas corpus para responder a processo em liberdade sobre fraude em licitação

Por Rádio Cidade

14/02/2019 às 15:41

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu habeas corpus para os empresários caratinguenses que estavam presos suspeitos de participação em esquema de fraudes em licitações na prefeitura de Teófilo Otoni.Nos termos do acórdão, consta que os suspeitos Thiago Mendes Pereira Genelhu e Túlio Mendes Pereira Genelhu preenchem os requisitos para responderem ao processo em liberdade. Mas há algumas condições, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de se ausentar da Comarca e do país, proibição de contato com os outros denunciados e testemunhas.

Relembre o caso

Os empresários Thiago e Túlio foram presos em 27 de novembro de 2018 na denominada Operação “Tarja Preta” com codinome “Esquema ADESÃO”, que investigava suposto crime contra a administração, inclusive fraude a licitação, em prejuízo aos cofres públicos do município de Teófilo Otoni. O ex-secretário de Saúde de Teófilo Otoni, Fernando Barbosa, e o ex-funcionário da secretaria de Saúde, Carlos Henrique, também foram presos preventivamente.

As prisões de Fernando e Carlos foram decretadas após a prisão de Rodrigo Lemos Bethonico, ex-funcionário do Grupo Plena, empresa distribuidora de medicamentos e equipamentos hospitalares. O ex-representante comercial também foi preso, revelando novas informações sobre o suposto esquema de fraudes em licitações na prefeitura de Teófilo Otoni.

A operação foi realizada simultaneamente em Teófilo Otoni e Caratinga.