Hospital CASU reformula estratégia de atendimento para absorver demanda extra com o fechamento temporário do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

Por Rádio Cidade

19/03/2019 às 15:37

O CASU – Hospital Irmã Denise informa aos ouvintes da Rádio Cidade que, mediante acordo firmado com a Gerência Regional de Saúde e municípios da microrregião de Caratinga, a instituição está absorvendo parte da demanda dos atendimentos de saúde do município de Caratinga e das cidades vizinhas desde a última sexta-feira (15). Os serviços seguem o “Fluxo Emergencial Para Atendimento à Microrregião de Caratinga”, que prevê que casos de urgência e emergência devem passar por triagem na Unidade de Pronto Atendimento de Caratinga – UPA. O CASU fará, ainda, atendimentos de clínica médica e pediátrica, cirurgias obstétricas e ginecológicas, internações em UTI adulto e UTI neonatal.

É importante esclarecer que ao se falar de suporte do Hospital CASU, neste contexto, falamos dos serviços cobertos pelo SUS e não daqueles oferecidos mediante convênio particular da instituição. O Hospital CASU credenciou leitos e serviços ao Sistema Único de Saúde em outubro do ano passado e são estes leitos que estão disponíveis para ajudar no atendimento da demanda gerada agora com o fechamento temporário do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Neste período de crise, gestantes em trabalho de parto ou com intercorrências durante a gestação devem se dirigir ao Hospital CASU, no Bairro das Graças. Já urgência e emergência devem ser encaminhadas para a UPA de Caratinga, como casos de traumas e fraturas, baleados e esfaqueados e acidentes com animais peçonhentos.

Desde o final de semana pacientes que recorrem à UPA estão esperando atendimento por mais tempo que o habitual, justamente pela sobrecarga do sistema. A diretora da UPA, Vânia Franco, pede colaboração da comunidade neste momento.

Enquanto isso, os pacientes que estão internados no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora continuam sendo monitorados, mas, segundo o provedor do hospital, Pe. Moacir Ramos, o ideal é que sejam transferidos.

O atendimento no maior hospital de referência do SUS da microrregião de Caratinga foi interrompido no último dia 15 e não há data para ser retomado.