“Lei Maria da Penha Vai às Escolas”: juiz ministra palestras em instituições de ensino sobre o combate a violência contra a mulher

Por Rádio Cidade

19/03/2019 às 14:36

O Judiciário mineiro desenvolve várias ações com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Caratinga, atividades educativas para prevenir esse tipo de violência têm acontecido nas escolas da rede pública com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto tem o nome de “Lei Maria da Penha Vai às Escolas”.

Palestra na Escola Municipal Luiz Antônio Bastos Côrtes

 

O projeto já visitou a Escola Municipal Luiz Antônio Bastos Côrtes e, nesta terça-feira (19), os alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro, no Bairro Esperança, ouviram uma palestra sobre o tema. Outras três instituições deverão receber o projeto ainda no mês de março: as escolas municipais Marques Cevidanes, Glorinha Rocha Abelha e Bezerra de Menezes.

O juiz Marco Antônio Roberto, da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, visita as instituições de ensino ministrando palestras com temas relacionados à violência contra a mulher. Passa pelo histórico da violência de gênero, evolução dos mecanismos de proteção à mulher, considerações sobre a Lei Maria da Penha e os índices de violência:

Juiz Marco Antônio

Após as palestras, realizadas com linguagem acessível ao público infanto-juvenil, é aberto espaço para troca de ideias. Segundo o juiz, vários alunos relataram já terem presenciado cenas de violência contra a mulher em suas casas:

O juiz Marco Antônio disse que o circuito de palestras deve continuar no mês de abril: