Trotes telefônicos representam quase 20% das ligações, alerta PM

Por Rádio Cidade

26/03/2019 às 13:45

A velha prática condenável do trote continua atrapalhando o serviço das autoridades. Passar trote telefônico representa um grande problema, especialmente no que diz respeito a autoridades que realizam atendimentos telefônicos.

A prática gera custos e diminui a eficiência da operação dessas corporações, colocando pessoas que realmente necessitam desses serviços em risco.

Segundo estudo realizado pelo Senado Federal, os prejuízos causados pelos trotes somam mais de um bilhão de reais todos os anos em deslocamento, horas de trabalho e efeitos colaterais consequentes dos atendimentos a chamados falsos que denunciam crimes, incêndios, chamados para ambulância, dentre outros.

De acordo com sargento Hélio Sanches – da Polícia Militar de Caratinga – os trotes representam quase 20% dos chamados telefônicos, ou seja, a cada cinco ligações, uma é trote:

Sargento Sanches

O policial destaca um caso em que a pessoa já ligou centenas de vezes para a PM:

Via de regra, passar trote telefônico é uma infração penal em todas as situações, havendo significativas distinções dependendo do trote realizado e do destinatário da ligação. O ato pode ser considerado desde uma contravenção, até um crime efetivamente e a pessoa que for pega poderá ser presa: