Conselhos e prefeitura autorizam restauração do imóvel do Cine Brasil

Por Rádio Cidade

12/04/2019 às 14:47

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga e o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente aprovaram o projeto de restauração do prédio do Cine Brasil, na praça Getúlio Vargas, no centro de Caratinga, e a prefeitura emitiu o alvará da obra. Depois de anos de discussão judicial, o imóvel será finalmente recuperado.

De acordo com o presidente do Conselho do Patrimônio, Rogério Costa, a obra será acompanhada para garantir que o resultado seja o mais fiel possível à arquitetura original.

 

O Cine Brasil começou a ser demolido em julho de 2015, após anos inativo. Na ocasião, o processo de tombamento do prédio estava em andamento e foi então iniciada a discussão judicial sobre o direito dos proprietários de demolirem ou não o imóvel. A solução encontrada há alguns meses reflete um consenso que buscou equilibrar os interesses dos donos com a necessidade de preservar o patrimônio histórico.

O projeto reserva uma área dentro do imóvel para a instalação de um memorial do Cine Brasil. O restante do espaço poderá ser utilizado como convier pelos proprietários. Em entrevista para a Rádio Cidade em agosto do ano passado, o advogado da família dona do imóvel, Yuri Machado, detalhou a proposta aprovada.

É importante deixar claro que todos os custos da obra serão arcados pela Distribuidora de Tecidos São Thiago Ltda., dona do imóvel. A fachada deverá ser recuperada em até um ano e o restante deverá ser restaurado em até 18 meses.