Eleitores podem evitar fila para cadastro biométrico se apresentando no cartório antes da convocação

Por Rádio Cidade

15/05/2019 às 15:18

Desde 2008 a Justiça Eleitoral brasileira está convocando eleitores para cadastramento biométrico, quando são colhidas as digitais, assinatura e foto do cidadão. A convocação tem sido feita cidade por cidade e, na região de Caratinga, apenas Córrego Novo já concluiu o recadastramento. Agora, a Justiça convocou os eleitores de Imbé de Minas e Pingo D’Água. Eles têm até dezembro para comparecem no cartório de Caratinga, sede da Comarca.

Como milhares de pessoas têm que passar por este processo, é possível que o cidadão enfrente fila caso não se organize para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Uma possibilidade de evitar transtornos é se antecipar à convocação. Qualquer eleitor que queira fazer seu cadastro biométrico pode ser atendido no cartório, em data e horário previamente agendados, como explica o chefe da 71ª Zona Eleitoral Fabrício Rezende Lima.

O Cartório Eleitoral de Caratinga terá posto de atendimento externo. A prefeitura irá ceder a Casa Ziraldo por um determinado período para ajudar no cadastramento dos eleitores de Caratinga e demais cidades da Comarca. Oito guichês serão montados na Casa Ziraldo, na avenida Benedito Valadares. O serviço deverá começar em junho.

 

O cartório de Caratinga funciona atualmente na avenida Presidente Tancredo Neves, 135, de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.

Vamos repetir o procedimento para agendar atendimento no cartório. Há duas possibilidades: pelo site do Tribunal Regional Eleitoral, ou ligando para 148. O custo é de uma ligação local.