Moradores de Governador Valadares temem ficar sem água com rompimento de barragem em Barão de Cocais

Por Rádio Cidade

21/05/2019 às 16:58

A prefeitura e o SAAE (companhia de abastecimento e saneamento de Valadares) e outras autoridades do município se dizem preparados para enfrentar o problema, caso a barragem se rompa. Segundo coronel Siqueira, diretor do SAAE, a empresa tem tecnologia para tratar garantir o abastecimento.

Apesar da manifestação do prefeito André Melo e do SAAE, alguns moradores temem pela contaminação do rio com os rejeitos da barragem e se mantêm apreensivos.

Dados de uma auditoria externa à Vale repassados à imprensa nessa segunda-feira (20) confirmam que a ruptura do talude norte da cava da mina já é praticamente certa. A dúvida é quanto ao rompimento da barragem Sul Superior. A possibilidade de que a ruptura do talude provoque o rompimento da barragem é entre 10% e 15%.

Se a barragem de Barão de Cocais se romper, a linha férrea da Vale será atingida, tanto que a viagem do trem de passageiros está cancelada, indo somente até Dois Irmãos; trecho da BR-381 sentido Belo Horizonte será atingido, assim como o Rio Doce.