Caratinga confirma primeiro caso de gripe H1N1 e intensifica campanha de vacinação contra influenza

Por Rádio Cidade

31/05/2019 às 09:49

Caratinga confirma o primeiro caso da gripe H1N1. O alarme foi dado e a Secretaria Municipal de Saúde decidiu estender o horário de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira (31) para até as 19h em todos os postos de saúde. A campanha de vacinação contra o vírus da influenza terminaria amanhã, mas considerando a baixa cobertura vacinal, especialmente das crianças com menos de seis anos e gestantes, haverá um plantão de vacinação nos postos da zona urbana neste sábado e domingo.

Profissionais da saúde reunidos para intensificação da campanha

 

O paciente que contraiu a H1N1, ou “gripe suína”, como também é chamada, é do sexo masculino, tem 36 anos e mora na sede de Caratinga. Segundo a secretária de Saúde Jaqueline Marli, há outros casos suspeitos e a melhor forma de prevenção contra a doença, altamente contagiosa, é a vacinação.

 

Até esta quinta-feira, penúltimo dia da campanha contra gripe, cerca de 70% do público alvo compareceu nos postos de saúde. A confirmação de um caso de “gripe suína” coloca o departamento de Vigilância Sanitária de prontidão.  O enfermeiro investigador da vigilância, Paulo Henrique Nunes, explica que os casos suspeitos estão sendo monitorados, sendo exigida quarentena dos pacientes para que não transmitam o vírus a outras pessoas. Ele fala sobre os sintomas da gripe e a evolução da doença, especialmente quando é causada pelo vírus H1N1.

A vacina contra gripe estará disponível paras as pessoas do público alvo da campanha também no sábado e domingo, quando as unidades de saúde da sede de Caratinga estarão abertas durante todo o dia. Quem se vacinou no ano passado precisa tomar a vacina novamente, pois ela vale apenas por um ano. O coordenador de imunização Bruno Albano reitera os grupos que devem se vacinar.

A secretaria de Saúde definiu pontos estratégicos de vacinação neste final de semana.

Quem não pertence ao público alvo da campanha poderá se vacinar a partir de segunda-feira, caso ainda haja doses disponíveis nos postos.

Segundo a enfermeira Angela Maria Silva, que trabalha no PSF do Bairro Anápolis, os agentes de saúde visitam casas para vacinar pessoas que não conseguem se deslocar. Crianças também estão sendo vacinadas nas creches.

Angela aproveita para alertar sobre os mitos em torno da vacina.

Além da vacina, algumas medidas podem ser adotadas para evitar a transmissão de todos os tipos de gripe. O enfermeiro Paulo Henrique dá as orientações.

Vamos reforçar, então, pra você que faz parte do público alvo da campanha contra a gripe: amanhã, sexta-feira, os postos de saúde estarão abertos até as 19h. No sábado e domingo haverá vacinação em oito unidades da zona urbana: Santa Cruz, Santo Antônio, Anápolis, Santa Zita, Limoeiro, Vale do Sol, Praça da Estação e Bairro das Graças. O funcionamento no sábado é de 8h às 17h. No domingo, de 8h às 13h. Qualquer dúvida, procure o PSF do seu bairro.