Escolas estaduais elegem novos diretores e vices no próximo dia 14 com votos da comunidade escolar

Por Rádio Cidade

06/06/2019 às 16:25

Todas as escolas estaduais de Minas Gerais irão escolher novos diretores e vice-diretores neste mês de junho. O processo eleitoral já começou com a inscrição das chapas e apresentação do plano gestor – a proposta de trabalho dos candidatos.

Cada escola elegeu uma comissão organizadora, em assembleia, composta por membros da comunidade escolar. A diretora de gestão pessoal da 6ª Superintendência Regional de Ensino, sediada em Caratinga, Patrícia Santana, esclarece que esta comissão é responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação da eleição.

Em toda área da 6ª SRE, 28 escolas não tiveram chapas inscritas. Patrícia Santana explica o que acontece nestes casos.

A eleição ocorre dentro das escolas estaduais na sexta-feira 14 de junho, de 8h às 20h. O analista educacional Hércules Gomes fala sobre quem tem direito a voto.

A apuração dos votos também será feita na própria escola, conduzida por mesas receptoras de votos, sob a coordenação da comissão organizadora. Uma vez eleitos, diretor e vice-diretor escolar assinam um termo em que se comprometem a executar o planejamento proposto. Esta é uma inovação desse processo neste ano. O plano contempla aspectos de gestão escolar nos campos pedagógico, administrativo/ financeiro e da gestão de pessoal.

Em todo o Estado de Minas Gerais serão escolhidos 3.443 gestores escolares.