Campanha de conscientização e prevenção oferece teste gratuito para HIV no centro de Caratinga

Por Rádio Cidade

12/06/2019 às 16:17

Uma equipe do SAE (Serviço de Atenção Especializada) esteve durante todo o dia de hoje (12) na praça Dom Pedro II, no centro de Caratinga, promovendo testes gratuitos de HIV. A campanha “Quem Ama Previne” foi programada em alusão ao Dia dos Namorados, aproveitando a data para divulgar os serviços do SAE no município. O SAE foi criado em março deste ano e promove diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na sífilis, hepatites B e C e HIV.

 

Pessoas que passaram pela praça nesta quarta-feira foram abordadas pelos profissionais de saúde e aquelas que concordaram em participar do teste sigiloso de HIV receberam todas as orientações. A médica do SAE, Dra. Luciana Marçal, disse que é muito importante fazer este teste regularmente.

Ao contrário do que alguns possam pensar, o teste de HIV é muito simples e rápido. O resultado sai logo em seguida.

Dra. Luciana explica que o teste para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis podem ser feitos gratuitamente durante todo o ano.

Até pouco tempo, pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis tinham que sair de Caratinga para se tratarem. Agora, com a criação do SAE, todo o acompanhamento é feito no município.

O SAE funciona na Praça da Estação, em Caratinga, e o telefone para agendar consultas é 3329-8057.