Hospital Nossa Senhora Auxiliadora precisa de verba extra do Estado para reabrir. Resposta do Governo do Estado é esperada para os próximos dias

Por Rádio Cidade

27/06/2019 às 17:50

As negociações para a reabertura do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora ainda estão em andamento. A expectativa de retomada dos serviços era para o início deste mês de junho, mas a unidade de saúde que recebe pacientes de toda a microrregião de Caratinga continua de portas fechadas.

Há algumas semanas a mesa diretora comunicou a contratação de uma instituição do Espírito Santo para gerenciar o hospital, o Instituto Solidário. Desde maio o instituto promove treinamento de funcionários e participa das reuniões que objetivam restabelecer o atendimento, ainda sem data definida.

A secretária de Saúde de Caratinga, Jaqueline Marli dos Santos, falou hoje (27) sobre os esforços feitos junto aos governos Estadual e Federal para viabilizar o repasse de verba extra para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo Jaqueline, a reabertura depende deste recurso e a resposta positiva é aguardada para os próximos dias.

O hospital é custeado pelo Governo Federal, Governo de Minas e conta com recurso complementar dos municípios da microrregião. O cumprimento dos repasses de todos os municípios sempre foi um desafio, mas a secretária de Saúde de Caratinga disse que, neste momento, os gestores municipais estão comprometidos a assumirem suas responsabilidades.

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora está fechado para qualquer tipo de atendimento desde março deste ano. A porta de entrada para urgência e emergência de pacientes de Caratinga e outras treze cidades tem sido a UPA e o hospital de retaguarda do SUS é o CASU.