Câmara de Piedade lota na noite em que foram apresentadas denúncias contra o prefeito

Por Rádio Cidade

07/08/2019 às 18:42

O clima esquentou na reunião dessa terça-feira (6) da Câmara Municipal de Piedade de Caratinga, como se previa. Cerca de 250 pessoas lotaram a casa, no dia em que foram protocoladas algumas denúncias contra o prefeito Edinilson Lopes. Até a Polícia Militar foi chamada com antecedência pelo presidente do legislativo, Warlisson Souza, para garantir a ordem.

Conforme a Rádio Cidade divulgou no dia 19 de julho, o ambiente político de Piedade de Caratinga está conturbado desde que o secretário de Transportes José de Souza Nogueria, o “Zezinho”, foi exonerado e um processo administrativo foi aberto para investigar suposto recebimento de diárias fictícias e fraudadas por ele nos anos de 2017 e 2018. A partir da saída de “Zezinho” do governo municipal, algumas mensagens de áudio do prefeito, que teriam sido enviadas pelo WhatsApp para o ex-secretário, começaram a ser compartilhadas em grupos desta rede social. As mensagens tratam de determinações e posicionamento do prefeito Edinilson quanto à cessão de carros da prefeitura para moradores de Piedade. Nestes áudios o prefeito estaria negando ambulância e veículos para alguns munícipes que seriam adversários políticos.

Os áudios do prefeito de Piedade nas redes sociais acirraram os ânimos na cidade e uma denúncia a respeito foi formalizada no dia 19 de julho, na Câmara Municipal. Na noite de ontem, três denúncias foram lidas no plenário. Elas foram feitas por uma ex-funcionária da prefeitura e por dois moradores de Piedade. As três têm conteúdo parecido e se resumem, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Warlisson Souza, a contratação de empresas fantasmas, perseguição política e falta de atendimento/resposta a requerimentos do legislativo.

O presidente do legislativo de Piedade explicou que, a partir de agora, a Câmara vai solicitar informações ao poder executivo que possam esclarecer os fatos denunciados. Se os vereadores não se derem por satisfeitos, poderá ser instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O vereador Warlisson afirma que a Câmara vai analisar as denúncias com responsabilidade.

A Polícia Militar precisou atuar durante a sessão e conduziu três pessoas à delegacia por perturbação da ordem. Uma delas, inclusive, assina a denúncia protocolada contra o prefeito. Segundo o Sargento Júnior, apesar do incidente, não houve transtornos maiores.

Em nota encaminhada à Rádio Cidade, o prefeito Edinilson afirma que os áudios que motivaram parte das denúncias estão fora de contexto e que o município passa por uma adequação de despesas em todas as secretarias. Sendo assim, é preciso priorizar o atendimento de pacientes oncológicos, procedimentos fora do município e pacientes mais graves. O prefeito esteve na tumultuada reunião da Câmara e se posicionou na tribuna quanto às denúncias. Edinilson Lopes disse que está disponível para esclarecer o que for preciso e espera que a maioria dos vereadores julgue as denúncias com idoneidade.

A próxima reunião da Câmara de Piedade de Caratinga, caso não haja convocação de sessão extraordinária, está marcada para a primeira terça-feira de setembro.