Bebês que irão viajar para regiões de surto de sarampo no Brasil devem tomar vacina 15 dias antes

Por Rádio Cidade

12/08/2019 às 17:30

Para aumentar a proteção contra a possibilidade de ocorrência de novos casos de sarampo, crianças de seis a menores de um ano de idade devem ser vacinadas contra a doença, caso tenham que viajar para municípios que estejam em surto. Há 42 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia apresentam surto ativo de sarampo no Brasil.

Essa doença é uma infecção muito contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa para as crianças, inclusive podendo levar à morte. Por isso, a orientação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde é aplicar uma dose da vacina tríplice viral com pelo menos 15 dias antes da data da viagem.

A lista de municípios que apresentam surto ativo de sarampo é atualizada toda a semana e pode ser acessada no site: saúde.gov.br.

 

Rubéola
A baixa cobertura da vacina tríplice viral no Brasil, estimada entre 70% e 80%, abre brecha não apenas para a disseminação da caxumba e do sarampo, mas também da rubéola, que já conta com casos suspeitos no país.
A maior parte das pessoas que entra em contato com a doença não adoece. Então, não se sabe quem está com rubéola ou não. A maior preocupação é com as grávidas. Quando a gestante pega a rubéola, o bebê tem altíssimo risco de nascer com a síndrome da rubéola congênita, caracterizada por más formações graves, da mesma forma que a zika.

 

Em caso de dúvida sobre a vacinação do seu filho, procure orientação no posto de saúde mais próximo de sua casa.