Reconstrução do Cine Brasil está adiantada e fachada do antigo prédio já pode ser vista acima dos tapumes na Getúlio Vargas

Por Rádio Cidade

04/09/2019 às 16:36

Quem passa pela Praça Getúlio Vargas, no centro de Caratinga, já pode ver a fachada do Cine Brasil tomando forma atrás dos tapumes da obra. Todas as características externas do antigo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico estão sendo preservadas no projeto que está em andamento há cinco meses.

A Distribuidora de Tecidos São Thiago Ltda, proprietária do imóvel, deu início à obra após uma demanda judicial que se arrastou por anos. Inicialmente, a família do empresário Wantuil Teixeira de Paula (falecido em 2017) pretendia demolir todo o prédio e usar o terreno para fins comerciais. Como o processo de tombamento já havia iniciado, o Conselho do Patrimônio questionou judicialmente a demolição e, após anos de negociação, ficou acordado que o Cine Brasil deveria ser reerguido preservando as caraterísticas originais externas. Dentro do imóvel será reservado um espaço para memorial e o restante da área poderá ser utilizada pela família como ela bem entender.


O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga fiscaliza a execução do projeto. O presidente do conselho e arquiteto Rogério Costa disse que, por se tratar de um tombamento, existe um limite de exigências por parte do conselho.

O arquiteto da prefeitura, Tiago da Cunha Rosa, também chama atenção para a conciliação de interesses.

As obras do Cine Brasil estão dentro do prazo e novas vistorias serão feitas.

De acordo com a diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da Prefeitura, Lourdes Rodrigues, o dossiê de tombamento dá garantias de que o prédio não será modificado. O documento está sendo elaborado.

A diretora lembra que parte do imóvel será destinada a um memorial, com acervos que retratam parte da história de Caratinga.

A fachada do prédio deve ser concluída dentro de doze meses e o restante do prédio em dezesseis meses.