Desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil é marcado pela temática da inclusão social

Por Rádio Cidade

09/09/2019 às 16:41

Nesse sábado (7) aconteceu em Caratinga o tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Cerca de trinta escolas e instituições filantrópicas e da área de segurança passaram pela Avenida Olegário Maciel. A mensagem de inclusão social foi destacada por várias instituições, como a APAE e a Associação dos Surdos de Caratinga e Região. A Escola Municipal Glorinha Rocha Abelha também trabalhou o tema ao homenagear o saudoso Piter, que faleceu em junho vítima de atropelamento.

No desfile, crianças vestidas de super-heróis e personagens infantis que Piter adorava emocionaram o público. Segundo a diretora da escola, Rosane Xavier Corrêa, a homenagem ilustra o trabalho inclusivo desenvolvido na escola.  O tema do desfile da escola, neste ano, foi “Aprender a Conviver” e Piter foi um exemplo de inclusão para a comunidade de Caratinga, já que era portador de síndrome de down.

A primeira etapa do desfile seguiu ao som da bateria da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Ribeiro. Foi o terceiro ano consecutivo que a bateria se apresentou no desfile e a escola pretende continuar com o projeto acreditando na força da música como instrumento pedagógico e também de inclusão.

O desfile foi assumido depois pela tradicional bateria da Escola Estadual José Augusto Ferreira com 93 integrantes. A esta altura, a Olegário Maciel estava lotada de famílias que acompanhavam a evolução do ritmo das calçadas.

Outro momento marcante foi o desfile da Fundação Cidade dos Meninos, Funcime. A entidade chegou com sua bateria e levou praticamente todos os assistidos uniformizados, totalizando quase mil integrantes. A avenida se tingiu de vermelho e azul e encheu de orgulho a população que aplaudiu os pelotões das diferentes faixas etárias matriculadas na entidade, de 7 a 17 anos e 11 meses. A Funcime fez um desfile à altura de sua importância, nas comemorações dos seus 35 anos.

O superintendente de Cultura e Esporte de Caratinga, João Batista Pereira, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e falou que o objetivo é resgatar a cultura da cidade.