No mês de combate ao suicídio, terapeutas de Caratinga reúnem pessoas na Praça Cesário Alvim para aplicarem método que ajuda a reduzir estress

Por Rádio Cidade

10/09/2019 às 17:57

Setembro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização e combate ao suicídio. Diversas campanhas são feitas com o intuito de alertar as pessoas sobre os males que a depressão causa no ser humano.

Em Caratinga, várias campanhas serão feitas ao longo do mês com o lema “Todos Pela Vida”. Uma delas é a Barra de Access. Uma técnica de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça que objetiva eliminar os arquivos mentais que já não fazem sentido. Ou seja, faz com que a pessoa tire de sua vida padrões nocivos, ideias e crenças acumuladas ao longo do tempo.

O projeto promovido em mais de 100 países também aconteceu na manhã desta terça-feira (10) na Praça Cesário Alvim, no centro de Caratinga. O idealizador da iniciativa na cidade, Rondinelle Brum, falou sobre as técnicas aplicadas no procedimento.

Especialistas afirmam que as barras trazem diversos benefícios à mente e ajudam a diminuir a ansiedade e o desânimo causado pela depressão.

Rondinelle é licenciado em Barra de Access e disse que muitas pessoas estão aderindo à prática.

A terapeuta Marinalva Soares falou que a terapia traz um resultado rápido para o paciente.

Segundo Marinalva Uma sessão de access é capaz de dar energia ao paciente, porém é necessário deixar de lado situações que prejudicam o rendimento pessoal e profissional.

Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde Milene Luppis, os casos de depressão vêm crescendo em Caratinga. Ela disse que psicólogos têm visitado as escolas para orientar professores e alunos. Para a profissional de saúde, a sobrecarga emocional é um agravante.

A depressão é uma doença silenciosa. Aquele amigo ou familiar que às vezes está retraído pode estar passando por uma situação pessoal difícil e não consegue falar.

O motorista de ônibus Graziano da Silva Barbosa passou pela praça e demonstrou interesse em participar. Segundo ele, é importante cuidar da mente para manter o equilíbrio.

Para a enfermeira Sandra Rosa, a correria do dia a dia e a falta de tempo para se cuidar levam a problemas psicológicos graves que precisam ser tratados.

O encerramento das campanhas neste mês de setembro será no dia 27, com passeata que sairá da Praça da Estação em direção à Praça Cesário Alvim. Escolas e instituições da cidade estarão envolvidas.