Casos de dengue sobem 600% em todo o Brasil na comparação com o mesmo período no ano passado

Por Rádio Cidade

11/09/2019 às 15:38

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o final de agosto foram registrados um milhão 439 mil casos de dengue. Isso significa um aumento de quase 600% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados mais de 205 mil casos. O total de mortes neste ano chega a 591.

Em relação ao último boletim, são sete mortes a mais. 127 óbitos ainda estão sob investigação. Minas Gerais se destaca no relatório tendo a capital Belo Horizonte como a cidade com o maior número de mortos por dengue: são 23 casos. Segundo os dados do Ministério da Saúde, 2019 segue a tendência de anos que registraram epidemias.

Há mais de três meses em alerta, autoridades de saúde de Minas se preocupam com a possibilidade do aumento de casos quando a estação chuvosa começar. Como se sabe, calor e água parada são condição ideal para proliferação do mosquito transmissor. A repórter da CBN Bárbara Vasconcelos tem mais informações falando de Belo Horizonte:

Das 86 notificações de arboviroses, até junho de 2019, em Caratinga, 5 casos de dengue e 3 de chikungunya foram confirmados por exame laboratorial. O índice de infestação mais elevado foi registrado em janeiro e de lá pra cá vem apresentando queda. O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em agosto, apontou 1% de infestação. O ideal é estar abaixo disso para não haver risco de epidemia. Por isso a comunidade deve continuar atenta a qualquer foco de proliferação do mosquito.