GAECO de Ipatinga denuncia prefeito de Bom Jesus do Galho, irmãos e funcionário da prefeitura por peculato

Por Rádio Cidade

17/09/2019 às 16:21

O prefeito de Bom Jesus do Galho, Willian Batista de Calais, dois irmãos e funcionários da prefeitura foram denunciados por crime de peculato (quando um funcionário público que administra os recursos subtrai ou desvia dinheiro público em benefício próprio ou de terceiro). Segundo o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Ipatinga, duas denúncias foram protocoladas nessa segunda-feira (16) em conjunto com a procuradoria de Justiça de Belo Horizonte.

Ainda de acordo com o GAECO, em um primeiro caso, cheques eram emitidos da prefeitura para a própria prefeitura com a assinatura do chefe do executivo no verso. O objetivo era ocultar os destinatários do saque, ferindo os princípios da moralidade e publicidade dos atos da administração pública. Após investigações, foi descoberto que os saques eram efetuados pelos irmãos do prefeito em benefício próprio, o que ocorreu também com uma servidora da tesouraria.

O segundo caso diz respeito a desvios de valores da festa do Jubileu 2017, primeiro ano de mandato de Willian. Vereadores e funcionários do município afirmaram que naquele ano todos os pagamentos foram exigidos em dinheiro.

Além desses dois fatos ainda há outras denúncias sob investigação.

 

Prefeito Willian Calais

NOTA À IMPRENSA

O prefeito de Bom Jesus do Galho William Batista de Calais afirma que não tem poupado esforços para colaborar com todas as investigações, fornecendo a todo tempo e modo os documentos requisitados pelo Ministério Público.

Ocorre, todavia, que os órgãos de acusação infelizmente preferiram levar as conclusões de suas investigações primeiramente à imprensa, antes mesmo de dar conhecimento delas à Justiça e a ele, o que impede uma manifestação sobre os fatos e notícias, que não são de meu integral conhecimento.

Contudo, há que se fazer pontuais esclarecimentos:

1- Os valores recebidos da locação dos espaços públicos durante a Festa do Jubileu de 2017 foram todos depositados na conta do Município, conforme comprovantes bancários entregues ao Ministério Público. A partir do ano de 2018, os valores foram depositados devidamente na conta da prefeitura.

2- Quanto aos cheques apontados na matéria, em investigação no âmbito municipal, apurou-se quais servidores eram responsáveis, e houve a devida devolução aos cofres públicos. Portanto, sem prejuízo ao patrimônio público.

Assim, continuamos firmes na administração municipal, sempre pautando pela austeridade e no escorreito cumprimento da lei.

Bom Jesus do Galho, 17 de setembro de 2019
William Batista de Calais Prefeito Municipal