Copasa amplia estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto para concluir sistema sanitário de Caratinga

Por Rádio Cidade

20/09/2019 às 18:16

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está ampliando a Estação de Tratamento de Esgoto, ETE, no Bairro das Graças, em Caratinga, para concluir o sistema de esgotamento sanitário que irá tratar de 95% a 100% do esgoto da sede do município. Esta última etapa teve início em junho deste ano e têm previsão de término para novembro de 2020.

O Superintendente Operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos, fala sobre o desenvolvimento das obras.

 

O tratamento biológico é uma das alternativas para a decomposição da matéria orgânica. Segundo Albino Campos, também está sendo usada tecnologia para diminuir odores gerados na operação da ETE que poderiam prejudicar os moradores nas proximidades.

As duas primeiras etapas da construção do sistema de tratamento de esgoto de Caratinga começaram em março de 2013 e foram concluídas em dezembro de 2017. Naquele período foram investidos R$ 74 milhões para canalizar os córregos São João, Sales e Santa Cruz, construir interceptores desde a confluência do Córrego São João até a ETE no Bairro das Graças, três elevatórias e infraestrutura de toda a rede coletora.

 

Albino Campos aproveitou a oportunidade da entrevista de hoje para falar sobre o abastecimento de algumas cidades nesse período de seca.  Quatorze municípios mineiros enfrentam dificuldade no abastecimento, mas Caratinga está longe de enfrentar racionamento de água, segundo o superintendente da Copasa.

Caso haja necessidade, a Copasa fará a captação complementar no Córrego Rio Preto, que fica no município de Piedade de Caratinga.