Vigilância Sanitária de Caratinga vai intensificar recolhimento de cavalos soltos nas ruas. Animais reincidentes não serão devolvidos aos donos

Por Rádio Cidade

25/09/2019 às 17:16

Não é raro encontrarmos equinos soltos pelas ruas de Caratinga e até pelas rodovias que cortam a região. A maioria, como as autoridades policiais e sanitárias observam, é de proprietários que têm por hábito soltar esses animais em pastagens e até áreas públicas sem qualquer cercamento. Ao transitarem pelas ruas e estradas, sujam as vias com urina e fezes, colocam a pessoas em risco no trânsito, além de sua própria integridade quando se envolvem em acidentes.

A Vigilância Sanitária de Caratinga pretende, a partir de agora, intensificar a captura de equinos que vagam pela cidade. A operação feita na madrugada desta quarta-feira (25) recolheu alguns cavalos, que foram levados para as baias do Parque de Exposição, no Bairro das Graças.

O superintendente de vigilância e saúde da prefeitura, José Carlos Damasceno, disse que vários animais são recolhidos mais de uma vez, gerando transtornos para o departamento.

De acordo com o José Carlos, os animais recolhidos serão marcados e os reincidentes não serão devolvidos aos donos.

Um cavalo recolhido em situação precária de saúde precisou da avaliação da médica veterinária da prefeitura, Lurdes Aparecida Silva. Segundo ela, o animal estava em grande sofrimento e precisou ser sacrificado, usando o método de eutanásia que prevê anestesia antes da medicação para interromper a função cardíaca sem qualquer tipo de dor.

A veterinária alerta sobre os cuidados que se deve ter com os animais, para que eles não sofram desnecessariamente.

O superintendente José Carlos destaca que os proprietários de animais soltos em vias públicas poderão sofrer sanções, quando identificados. O dono do animal encontrado nessa terça-feira (24), que precisou ser eutanasiado, já foi notificado.

O prazo para o proprietário retirar os animais após ter sido recolhido pela vigilância é de sete dias.