Núcleo de Caratinga fala sobre a programação do Outubro Rosa e alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Rádio Cidade

09/10/2019 às 16:47

O Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização e combate do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Caratinga, as campanhas já iniciaram. Uma missa na Catedral São João Batista, no dia 1°, marcou a abertura do Outubro Rosa.  Já no dia 3, palestras de conscientização foram promovidas. A próxima palestra será nesta quinta-feira (10), na sede do Núcleo, às 18h. E no final de cada palestra, uma paciente dará um depoimento sobre como tem sido a luta contra o câncer. O objetivo é encorajar outras mulheres que estão passando pelo mesmo.

O Núcleo conta atualmente com 1.200 pacientes cadastrados, com uma rotatividade de 400 pessoas que necessitam de medicamentos, fraldas, suplementos, e que fazem terapias complementares.

A assistente social do Núcleo de Caratinga, Lurdes Ana Dornelas, fala sobre os trabalhos que serão feitos nos próximos dias.

O assunto ainda é um tabu entre as mulheres, que sentem medo em buscar ajuda. Com o diagnóstico precoce, aumentam as chances de cura.

A paciente Creuza da Silva Estácio, de 56 anos, descobriu o câncer de mama em 2015 e passou por três cirurgias. Ela conta que o diagnóstico precoce foi essencial para o tratamento.

Creuza destaca a importância do Núcleo no processo de tratamento.

Quem também fala sobre o período de tratamento e as dificuldades que passou foi Ana Margarida Dias, de 44 anos. Ana é moradora de Caratinga e descobriu o câncer aos 39 anos. O apoio do Núcleo foi fundamental.

O acolhimento do Núcleo se tornou ainda mais importante a partir do momento em que o companheiro de Ana a abandonou no pior momento de sua vida.

Ana segue frequentando o Núcleo e hoje está com a autoestima mais elevada.

O Núcleo fica na Rua Coronel Antônio da Silva, n° 279, no Centro de Caratinga.