Estudante de Vargem Alegre receberá Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, em Brasília

Por Rádio Cidade

22/10/2019 às 16:42

Um rapaz de apenas 19 anos, natural de Vargem Alegre, deixou a região de Caratinga há algum tempo para se destacar em projetos científicos. Vitor Emanuel Gonçalves é estudante do quarto período do curso técnico de Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Macaé, desde 2016. Num curto espaço de tempo, mas com muito estudo e empenho, o garoto de Vargem Alegre conquistou prêmios importantes, concorrendo até com projetos de outros países.

O prêmio mais recente é o “Mercosul de Ciência e Tecnologia”, que será entregue a Vitor Emanuel no próximo dia 31, em Brasília.  Ele se destacou com o projeto “Automatização do Cultivo Hidropônico como Solução às Demandas da Agricultura 4.0: Utilização da Internet das Coisas (IOT) e Serviços em Nuvem”.

A pesquisa concorreu com outras realizadas nos demais países que compõem o Mercosul. Nesta edição, Brasil, Uruguai e Argentina se destacaram nas cinco categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador, pesquisador sênior e integração.

Em 2018, Vitor conquistou o primeiro lugar no concurso “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho”, para Instituições do Ensino Profissionalizante dos Países de Língua Portuguesa, categoria estudante, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura. O projeto vencedor foi “Protótipo para monitoramento de temperatura e umidade em atividades agrícolas de pequeno e médio porte”.

Vitor falou para a reportagem da Rádio Cidade sobre sua trajetória acadêmica, que teve início em Vargem Alegre.

O Núcleo de Ensino Professor João Martins, em Caratinga, também foi muito para Vitor enquanto esteve na região.

E no Instituto Federal Fluminense não foi diferente. Quando soube do projeto científico, Vitor conversou com algumas pessoas que colaboraram para que suas ideias saíssem do papel.

Graças à educação, foi possível conquistar vários prêmios em apenas 19 anos de idade.

Vitor também é escritor. Durante o período em que esteve no Laboratório de Automação como bolsista, produziu dois livros para auxiliar e compartilhar todo seu conhecimento com outros alunos. O primeiro foi “Introdução ao kit robótico LEGO® EV3: Programe seus robôs com linguagem de blocos”, em 2018, e o segundo foi “Programando robôs lego com linguagens NXT-G e NXC”, lançado ano.