Projeto inclui Reserva Feliciano Abdala como destino de ecoturismo em Caratinga

Por Rádio Cidade

23/10/2019 às 17:24

Preservar, conscientizar e compartilhar os benefícios do turismo com a população local são alguns dos propósitos do ecoturismo, que vem ganhando mais adeptos a cada dia. A Organização Mundial de Turismo estima que mais de 10% dos turistas em todo o mundo tenham como preferência um destino ecológico.

Em Caratinga, um dos locais visitados nesse seguimento é a Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala. A reserva é um importante remanescente florestal, localizada à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Bacia do Rio Doce. Um projeto que inclui a RPPN Feliciano Miguel Abdala na lista do ecoturismo da região é mais uma tentativa de alavancar a exploração sustentável da mata.

Em entrevista à TV Sistec, o consultor de Ecoturismo Gustavo Timo explicou que o projeto vai reforçar a conscientização ambiental, além de gerar recursos financeiros que poderão, inclusive, subsidiar pesquisas científicas na reserva.

Com área de 957 hectares, a “Reserva do Seu Feliciano”, como também é chamada, corresponde a 72% da Fazenda Montes Claros. A RPPN é formada por 80% de mata em bom estado de conservação e 20% de pasto abandonado e floresta em regeneração. Quem quiser conhecer mais a RPPN Feliciano Miguel Abdala pode entrar no site preservemuriqui.org.br para agendar a visita.

As excursões de ecoturismo estão programadas para começarem em janeiro de 2020.