Caratinga ainda não atingiu meta da vacinação contra o sarampo. Campanha continua para crianças de seis meses a cinco anos

Por Rádio Cidade

23/10/2019 às 17:32

No último sábado (19), as unidades de saúde de Caratinga estiveram mobilizadas no “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A campanha deste ano acontece em duas etapas. A primeira, até 25 de outubro, para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, para adultos de 20 a 29 anos. A vacina tríplice viral, como é chamada, também protege contra caxumba, rubéola.

O sarampo já estava erradicado no Brasil, porém surgiram casos de fora e muitas crianças e adultos não estavam imunizados. Isso fez com que o Ministério da Saúde intensificasse a campanha para evitar um surto.

A enfermeira Fabianne Novais fala da importância das crianças tomarem a vacina.

O Ministério da Saúde programou uma dose extra da vacina contra o sarampo para crianças de seis meses a um ano.

Também é imprescindível estar com o cartão de vacina atualizado com todas as doses.

As unidades de saúde atendem em horários especiais.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica de Caratinga, Simone Avelino, há várias estratégias para atender crianças de zonas rurais.

Diversas pessoas buscaram informações a respeito da vacina já na fase adulta. Fabianne aconselha procurar os postos de saúde para receber a orientação correta.

Além da vacina contra o sarampo, a população pode ir até as unidades para conferir se tem alguma pendência.

A Unidade V fica na Praça da Estação.