4ª Feira Literária marca Dia Nacional do Livro na manhã desta terça-feira, em Caratinga

Por Rádio Cidade

29/10/2019 às 17:45

O Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça-feira (29), foi comemorado em Caratinga com a 4ª Feira Literária Professor José Lacerda da Cunha.  Cerca de 2 mil livros foram arrecadados nos últimos meses durante campanha, em busca de livros usados, promovida pela Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC), Academia Caratinguense de Letras (ACL), Lions Clube Caratinga Itaúna, Tiro de Guerra e Movimento Amigos de Caratinga (MAC). Os livros ficaram à disposição da população no Coreto, na Praça Cesário Alvim, no centro de Caratinga.

Idealizada pelo escritor e o presidente da Academia Caratinguense de Letras Eugênio Maria Gomes, a Feira Literária acontece desde 2016, e presta uma homenagem ao professor José Lacerda da Cunha, importante educador reconhecido em Caratinga e região. De acordo com Eugênio Maria, o objetivo é comemorar o Dia Nacional do Livro e passar adiante um hábito que precisa fazer mais parte da vida de cada um de nós, o hábito da leitura.


A sócia do Lions Clube Itaúna Célia Bonfim, afirmou que este ano houve maior procura por livros pelos moradores da cidade e que a iniciativa representa muito para a população.

O Dia Nacional do Livro foi instituído em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, em 1810, pelos reis de Portugal que, dois anos antes, haviam fugido das tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte para o Brasil.

Na bagagem, a família real trouxe caixas contendo milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, que deram origem à Biblioteca Nacional do Brasil, hoje considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das 10 maiores do mundo e a maior da América Latina.