Reabilitado, lobo-guará resgatado duas vezes é devolvido à natureza na região de Caratinga

Por Rádio Cidade

31/10/2019 às 17:35

Um lobo-guará foi solto nesta quinta-feira (31) em uma mata da região de Caratinga. No mês de setembro o animal foi devolvido à natureza, após passar por tratamento no centro veterinário da Usipa, em Ipatinga. O lobo não teve condições de continuar solto devido a complicações em sua saúde e precisou ser capturado, dias depois, e levado ao Hospital Veterinário CASU, em Caratinga.

Foram 38 dias de internação e constante observação. O médico veterinário André de Paula Monteiro Resende fala das condições do lobo-guará desde sua chegada ao CASU até o momento.

O animal respondeu bem aos tratamentos e já está até caçando sozinho novamente – antes precisava ser alimentado.

O médico veterinário e coordenador do curso de veterinária de Caratinga, Roger Bordone, disse que a equipe médica acompanhou todo o processo de reabilitação do lobo-guará para sua soltura.

De acordo com o policial militar de meio ambiente, sargento Gleison Simplício, por causa das queimadas, esses animais saem da floresta e buscam refúgio em lugares de risco.

Se animais silvestres entrarem na sua residência ou propriedade, o certo é acionar a Polícia Militar Ambiental ou o IEF.

Após todos os cuidados, o lobo-guará está de volta ao seu habitat natural.