Mais da metade dos proprietários não regularizaram as sepulturas dentro do prazo no cemitério de Caratinga e podem perder a concessão do túmulo

Por Rádio Cidade

04/11/2019 às 15:50

O prazo para cadastramento de túmulos do Cemitério São João Batista terminou. Até o momento, segundo a prefeitura, 2.800 cadastros foram feitos, menos da metade do total de registros. Diversos chamamentos já foram feitos aos concessionários dos túmulos neste ano. Agora, a prefeitura está notificando os proprietários que não atenderam as convocações para regularizarem a situação o mais rápido possível. A lei permite que medidas mais drásticas sejam tomadas, como cassar a concessão, armazenar os restos mortais na gaveta coletiva de ossos, quebrar o túmulo e repassar o lote a outro proprietário. Mas a administração municipal espera não ser preciso chegar a este ponto, pelo menos na maioria dos casos.

Alguns dos objetivos do recadastramento são facilitar a procura pelo túmulo do familiar e evitar divergências de informações. O diretor de patrimônio da Prefeitura de Caratinga, Cristiano Lúcio da Silva, destaca a importância deste procedimento.

Quem ainda não procurou a prefeitura para regularizar os dados será notificado através das guias de sepultamento.

O recadastramento não gera ônus à família. Será cobrada apenas uma taxa anual, no valor de R$ 62,00.

Os cadastros também serão feito nos cemitérios dos distritos de Caratinga.

Aproveitando a oportunidade, o coordenador do Cemitério São João Batista, Júlio César de Almeida, fala sobre o processo de revitalização do cemitério.

Quem ainda não recadastrou a sepultura pode procurar o encarregado Júlio César, no escritório do cemitério. É necessário apresentar documentos pessoais e cópia do último alvará. Caso não tenha a cópia, basta informar a quem pertence o túmulo para busca no livro de registro. A partir daí será feita a identificação visual do jazigo.