Justiça convoca mototaxistas a comparecerem no Fórum dia 19 de novembro. Serviço ainda não foi regulamentado pelo município

Por Rádio Cidade

05/11/2019 às 17:17

Três pontos de mototáxi de Caratinga receberam a visita da Polícia Militar nesta terça-feira (5) e foram notificados por exercício de transporte irregular de passageiros. Há alguns dias o batalhão recebeu um ofício do Sindicato dos Taxistas denunciando a atividade no município. A polícia já vinha acompanhando a situação e, hoje, decidiu visitar os pontos para advertir e orientar os mototaxistas.

No entendimento da Polícia Militar, os mototaxistas só poderiam atuar sob concessão do município, conforme explica Tenente Edenilson.

O tenente disse, inclusive, que o alvará expedido pelo município não discrimina o transporte de passageiros.

Os mototaxistas foram notificados a comparecerem no fórum de Caratinga no dia 19 de novembro. Um dos sócios da empresa “Mototáxi Vip”, Francisco Gonçalves Machado, disse que já esperava por esta notificação.

O escritório do “Mototáxi Vip”, que fica na avenida Moacyr de Mattos, tem dezessete pilotos cadastrados e exerce atividades há três meses, apesar da lei municipal que pretende regulamentar a atividade ainda não ter sido aprovada pela Câmara de Vereadores.

O projeto de lei municipal que trata do serviço de mototáxi, de autoria do vereador Ricardo Gusmão, entrou em tramitação no plenário da Câmara de Caratinga em setembro e define várias regras que têm por objetivo, principalmente, a segurança do usuário.

Depois de entrar em tramitação há mais de mês, o projeto está em fase de discussão, e, na avaliação de Ricardo Gusmão, os mototaxistas que trabalham em Caratinga têm amparo em lei federal.

O vereador Ricardo Gusmão aproveitou para falar da regulamentação municipal dos serviços de transporte por aplicativo, como o Livre, Garupa e Urban 95. Ele afirma que, assim como ocorre com o mototáxi, estes aplicativos têm amparo legal para operarem enquanto o legislativo delibera sobre as normas locais.