Caratinga se prepara para 1ª Semana Integrada da Justiça Pela Paz em Casa em combate à violência contra a mulher

Por Rádio Cidade

22/11/2019 às 16:58

Caratinga deu início aos preparativos para a 1ª Semana Integrada da Justiça Pela Paz em Casa. O evento promovido em todo o país começa nesta segunda-feira (25) com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A abertura, em Caratinga, será às 17h, na Praça da Estação. A coordenadora de promoção à saúde da prefeitura, Milene Luppis, faz um convite especial às mulheres.

A violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública que atinge todas as etnias, religiões, escolaridades e classes sociais. É uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais.

Na maioria das vezes a violência acontece dentro da própria casa. Pode ser cometida pelo marido, companheiro, pai, irmão, padrasto ou qualquer outra pessoa que viva sob o mesmo teto. Pode acontecer no trabalho, na rua, na escola… Também se manifesta de várias formas, com diferentes níveis de gravidade. Geralmente, com episódios repetitivos e, na maior parte das vezes, são encobertos pelo silêncio.

A violência contra a mulher não pode ser ignorada ou disfarçada. Precisa ser denunciada por toda a sociedade. As delegacias especializadas são uma das mais importantes portas de entrada das denúncias de agressão. A Lei Maria da Penha estabelece que, após o Boletim de Ocorrência, o caso seja remetido ao juiz em, no máximo, 48 horas. A Justiça também tem 48 horas para analisar e julgar a concessão das medidas protetivas de urgência.

A vítima também pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Ou pode pedir ajuda por meio do telefone 190.