Aluno da Escola Estadual Engenheiro Caldas ganha 1° lugar em concurso de redação promovido pela Assembleia de Minas

Por Rádio Cidade

05/12/2019 às 14:36

O aluno Daniel Paulo da Fonseca Dornelas, que cursa o terceiro período do ensino médio na Escola Estadual Engenheiro Caldas, em Caratinga, ganhou o primeiro lugar em um concurso de redação lançado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Daniel desenvolveu o tema: “A importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio”.

A redação premiada destacou o papel da educação na construção de uma sociedade livre de preconceitos e restrições. O aluno Daniel Paulo explica que o texto apresenta estatísticas preocupantes sobre o número de feminicídios que ocorrem, muitas vezes, nas casas das vítimas.

A amplitude do mundo da leitura é tão grande quanto a nossa capacidade de pensar. Ler, criar, compreender, interpretar, ouvir e contar histórias são pequenas centelhas do que a leitura pode proporcionar. É com esse pensamento que Daniel conseguiu transformar sua paixão por livros em uma oportunidade para dar voz às mulheres que sofrem de abusos e violência.

O concurso de redação da Assembleia de Minas foi voltado para alunos do ensino médio da rede estadual que moram em regiões com altos índices de violência contra a mulher. Estas escolas estão localizadas nas jurisdições das Superintendências Regionais de Ensino de Caratinga, Carangola, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Era, Ouro Preto e Ubá.

A primeira etapa do processo aconteceu dentro das escolas. A diretora da Escola Estadual Engenheiro Caldas, Rosália Maria de Paiva, explicou que os estudantes submeteram suas redações à comissão organizadora da escola, que fez a primeira seleção.

Para Rosália, a conquista de Daniel é um mérito de sua própria dedicação.