Programa de agente de turismo rural pretende estimular o setor em Caratinga e cidades vizinhas

Por Rádio Cidade

06/12/2019 às 17:05

Nos últimos anos, várias tentativas para alavancar o turismo em Caratinga não foram bem sucedidas. Já se propôs, por exemplo, um circuito com última parada na Reserva Feliciano Miguel Abdala, em Santo Antônio do Manhuaçu. Já se falou na construção de um mirante na Pedra Itaúna e manutenção da estrada de acesso. As praças ao lado do monumento Menino Maluquinho foram planejadas para recepcionar visitantes. Foi até construída uma loja para venda de souvenires personalizados e lanchonete. Nada foi à frente.

Agora, o Programa de Agente de Turismo Rural de Caratinga e Região propõe novas ações para estimular, especialmente, o turismo rural. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga. O Grupo de Agentes de Turismo Rural promoveu uma apresentação dos atrativos turísticos no auditório da Faculdade Doctum, na noite dessa quinta-feira (5).

O auditório foi ocupado por empreendedores rurais que gostariam que suas propriedades se transformassem em pontos de visitação, a partir do que eles já produzem. Segundo a agente de turismo rural Marlene Rodrigues Gomes da Silva, a proposta do projeto é resgatar os valores e interesses na produção rural.

O curso, segundo a agente de turismo Vanilda do Rosário Loures Martins, teve seis etapas.

O mobilizador do SENAR Samuel Gonçalves Batista explica os critérios usados na escolha dos alunos.

O Gerente Regional do SENAR, Ulisses Costa, destaca a importância de apresentar todos os segmentos.

A artesã Isabel de Araújo Loures diz que recebeu informações sobre coisas que até então não tinha conhecimento.

Sirlete Dias Silva é produtora rural em Santa Rita de Minas. Ela apresentou diversos doces e bolos durante a visitação. Sirlete conta que vai ajudar o marido a colocar em prática o que foi aprendido no curso.

Sirlete conta que já fez vários cursos do SENAR.

O formando do curso de Agente de Turismo Rural, Pedro Henrique Leitão, afirma que o curso possibilitou um aprendizado enorme.

Agora, a expectativa dos 40 expositores e dos sete agentes de turismo recém-formados é colocar em prática tudo o que foi aprendido para atrair turistas e movimentar a economia local.