Aluno da Escola Estadual Engenheiro Caldas participa de cerimônia de premiação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Escola receberá R$ 500 mil pela vitória de Daniel Paulo

Por Rádio Cidade

11/12/2019 às 16:42

O aluno Daniel Paulo Fonseca Dornelas, de 17 anos, recebeu nessa terça-feira (10) o prêmio de 1º lugar no concurso de redação “A importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio”. A premiação ocorreu durante a audiência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Daniel é aluno da Escola Estadual Engenheiro Caldas, de Caratinga e teve sua redação escolhida como primeiro lugar entre 2.123 alunos. Ele recebeu um notebook como prêmio. Já as estudantes classificadas em 2º, 3º, 4º e 5º lugares receberam um tablet cada uma.

A redação de Daniel Paulo destacou o papel da educação na construção de uma sociedade livre de preconceitos e restrições. O texto apresenta também estatísticas preocupantes sobre o número de feminicídios que ocorrem, muitas vezes, nas casas das vítimas. Daniel aproveitou o espaço para falar sobre dificuldades enfrentadas e da perseverança com os estudos.

Ainda como parte da premiação, a escola Engenheiro Caldas recebeu uma verba no valor de R$ 500 mil, proveniente de emendas parlamentares, pela vitória do estudante Daniel.

Hoje a Escola Estadual Engenheiro Caldas conta com 992 alunos. A diretora Rosália Maria de Paiva Batista disse que usará esse recurso para acessibilidade da escola.

A competição de redação da Assembleia de Minas foi voltado para alunos do ensino médio da rede estadual que moram em regiões com altos índices de violência contra a mulher. Estas escolas estão localizadas nas jurisdições das Superintendências Regionais de Ensino de Caratinga, Carangola, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Era, Ouro Preto e Ubá, além das Metropolitanas A, B e C.

A presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT) disse que o concurso foi uma estratégia de mobilização e enfrentamento das violências, usando a força das escolas na comunidade.