Secretário de Desenvolvimento Social, Aluísio Palhares, fala sobre liminar que anulou a votação para o Conselho Tutelar de Caratinga

Por Rádio Cidade

18/12/2019 às 16:53

Conforme noticiado pela Rádio Cidade no Jornal da 89 dessa terça-feira (17), a Justiça concedeu liminar em ação civil pública proposta pelo Ministério Público, anulando a eleição para o Conselho Tutelar de Caratinga, ocorrida no dia 6 de outubro. Hoje, o secretário de Desenvolvimento Social, Aluísio Palhares, falou sobre a atuação do município durante a eleição, o andamento do processo e o que tem sido feito para solucionar os conflitos relatados por eleitores e candidatos.

Segundo Aluísio, todo apoio foi dado para a realização da eleição.

O secretário irá se reunir com o Ministério Público para questionar a decisão. Aluísio diz que não seria justo afetar candidatos que não foram citados nas denúncias.

Os candidatos eleitos já participaram, inclusive, de um curso de capacitação em Ipatinga para se prepararem para o exercício do cargo.

Aluísio afirma que foi dada atenção adequada ao pleito com empenho de vários servidores municipais que trabalharam no dia da eleição.

O município não foi convocado a depor sobre o processo eleitoral e o secretário de Desenvolvimento Social cita, ainda, outras medidas tomadas no dia do pleito, defendendo que a administração pública cumpriu seu papel.

A comissão responsável pela eleição recebeu as denúncias, que foram acatadas, mas posteriormente entendeu que não eram contundentes. A avaliação da Justiça, contudo, foi diferente, e a posse dos eleitos prevista para janeiro está cancelada.