Ministério da Saúde credencia Hospital Nossa Senhora Auxiliadora à Rede Cegonha. Recursos para a maternidade começam a chegar em 2020

Por Rádio Cidade

26/12/2019 às 16:35

O Ministério da Saúde publicou portaria credenciando o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga, para receber recursos de custeio da Rede Cegonha. Representantes do hospital estiveram recentemente em Brasília com o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para tratar desse assunto. Conforme a portaria, “Fica estabelecido recurso do Bloco de Custeio das ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar no montante anual de R$ 893.520,00”. O recurso é destinado à maternidade, que tem seis leitos credenciados como “Referência à Atenção à Saúde na Gestação de Alto Risco”.

As ações previstas no projeto da Rede Cegonha visam ampliar e melhorar as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus bebês de forma segura e humanizada. Criada pelo Ministério da Saúde, a Rede Cegonha é uma estratégia operacionalizada pelo SUS, com o objetivo de ampliar o acesso das gestantes ao serviço de saúde.

O programa voltado principalmente para gestantes de baixa renda visa a melhoria da qualidade dos exames de pré-natal. A garantia do parto seguro, tanto para a mãe, quanto para o bebê, além do acompanhamento da saúde da criança até os 24 meses de vida.

A rede Cegonha visa diminuir a mortalidade de gestantes e crianças abaixo de 1 ano de idade. Como o programa é ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com o SUS, a gestante não tem gasto com os exames de rotina, como o pré-natal. O parto e o leito são oferecidos gratuitamente.

As gestantes devem se inscrever na unidade central de saúde.

Após as festas de fim de ano a diretora do hospital terá condições de explicar melhor o funcionamento do programa e a aprovação deste recurso em entrevista para a Rádio Cidade.