Veterinária orienta sobre cuidados para evitar ataques de pânico dos animais domésticos no réveillon durante a queima de fogos

Por Rádio Cidade

27/12/2019 às 15:39

A queima de fogos para marcar a passagem de ano é tradição em todo o país, porém, o espetáculo pode ser muito estressante para animais domésticos e silvestres. Nessa época, aumentam as chances de ferimentos e fugas de animais que entram em pânico com o excesso de barulho, luzes ou fumaça.

A capacidade humana de perceber o mundo não é a mesma dos animais. Por exemplo, os seres humanos distinguem melhor as cores que a maioria dos animais, mas a percepção auditiva deles é muito mais apurada que a nossa. Para a médica veterinária Aline Botelho, o problema é mais grave com o som, pois os animais captam frequências que não são percebidas pelo ouvido humano.

Para minimizar esses riscos, a veterinária recomenda uma série de cuidados que podem evitar acidentes e ajudar a manter a saúde dos bichos de estimação.     

Medicamentos, apenas sob orientação médica.      

 

A cidade de São Paulo, a maior do país, dá exemplo. Pelo segundo ano seguido, a festa da virada na avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa, obedecendo à lei municipal sancionada em 2018. Serão utilizadas três toneladas de fogos para os dez minutos de duração do espetáculo de luzes, sem estrondos.