Secretaria de Saúde explica critério de recolhimento de cães abandonados nas ruas de Caratinga

Por Rádio Cidade

06/01/2020 às 16:50

Em agosto de 2019 a Prefeitura de Caratinga comunicou que voltaria a recolher cães abandonados nas ruas de Caratinga. Uma ação ingressada no Ministério Público em 2013 interrompeu o recolhimento e, agora, é retomado pelo Departamento de Vigilância Sanitária.

De acordo com a secretária de Saúde Jaqueline Marli, a prefeitura montou uma estrutura para abrigar esses animais no parque de exposições, no Bairro das Graças.

Jaqueline explicou em que circunstâncias o cão é retirado das ruas.

Recentemente houve certa polêmica quando o cão “Chico”, que era cuidado por vários moradores da avenida Moacyr de Mattos, foi recolhido pela prefeitura. Caso semelhante já havia acontecido no bairro Floresta. Os chamados “cães comunitários” não têm dono, mas são “acolhidos” por quem mora no trecho onde transitam. Eles são alimentados, vacinados e medicados, quando necessário pela comunidade. Segundo Jaqueline, mesmo cães cuidados por protetoras e moradores não podem ficar soltos.

A secretária afirma que o animal é avaliado após ser recolhido.

Animais saudáveis ficam disponíveis para adoção.

 

Jaqueline Marli garante que o espaço onde eles estão abrigados é adequado e disse que há monitoramento por câmeras.

O canil de Caratinga tem, atualmente, 70 cães, sendo 15 prontos para adoção. A secretária de Saúde disse que a prefeitura consegue mantê-los alimentados e devidamente assistidos.