Caratinga confirma primeiro caso de Leishmaniose em 2020 em homem de 44 anos. Doença que continua fazendo vítimas no município pode matar

Por Rádio Cidade

09/01/2020 às 17:48

A Vigilância em Saúde de Caratinga confirmou na tarde desta quinta-feira (09) o primeiro caso positivo de leishmaniose visceral em humano em 2020. O paciente é um homem de 44 anos morador do Córrego Volta Grande, distrito de Patrocínio.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, José Carlos Damasceno, o paciente procurou a unidade de saúde apresentando diversas feridas profundas no braço e mãos.

A leishmaniose pode infectar animais e humanos, é parasitária crônica e transmitida pela picada do mosquito palha. Embora os cães não transmitam a doença diretamente, são hospedeiros do protozoário Leishmania. Se não tratada, pode levar à morte.

Existem três tipos principais: leishmaniose cutânea, mucocutânea e visceral.  O enfermeiro epidemiológico Paulo Henrique explica quais os sintomas.

O enfermeiro fala das principais formas de prevenir a leishmaniose

Segundo o coordenador José Carlos Damasceno, o número de pessoas infectadas em Caratinga tem mantido uma média nos últimos anos. O município registrou 215 casos de Leishmaniose de 2015 a 2019