Motorista de Minas pode baixar a versão digital do licenciamento de veículo. Aplicativo reúne documentação do veículo e Carteira Nacional de Habilitação

Por Rádio Cidade

10/01/2020 às 16:11

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) apresentou a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em Minas. O CRLV Digital está disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores. Desde 2017 está disponível a versão digital da CNH, que permite ter a versão digital da carteira nacional de habilitação com o mesmo valor da impressa.

A digitalização é opcional para aqueles condutores que têm interesse em ter o documento no aparelho celular ou tablet. A carteira impressa continua a ser emitida normalmente nos padrões atuais. O delegado Nilson Belmiro explica que a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

Os documentos obrigatórios para a condução de um veículo estão disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente pelo motorista.  O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH digital é 100% online.

O delegado afirma que a versão digital é prática e segura.

Outra vantagem, segundo o delegado Nilson Belmiro, é que como muitos motoristas usam o mesmo veículo, é possível que o CRLV digital seja compartilhado.

Dos 7 milhões de motoristas em Minas, apenas 400 mil fazem uso da Carteira Digital de Trânsito. O estado fica atrás de São Paulo, com 900 mil motoristas, no ranking de adesão à facilidade.