Projeto ‘Ver de Novo’ entrega novas bengalas a deficientes visuais. Cada bengala possui cor específica que indica o grau de deficiência da pessoa

Por Rádio Cidade

15/01/2020 às 17:47

O Projeto ‘Ver de Novo’, idealizado em abril do ano passado, tem como objetivo levar inclusão às pessoas com deficiência visual completa ou parcial. O grupo, que hoje conta com 20 pessoas, foi criado para servir como ponto de interação e troca de experiências. Além disso, busca levar conhecimento sobre os direitos da pessoa com deficiência visual e encorajar no dia a dia.

Nesta quarta-feira (15), os responsáveis pelo projeto entregaram novas bengalas aos integrantes do grupo, que participaram das reuniões no decorrer do ano de 2019. As nove bengalas foram adquiridas através de rifas, doações e alguns pagaram do próprio bolso devido à dificuldade de buscar apoio na cidade.

A idealizadora do projeto, Danielle Brandão, possui baixa visão e sabe da importância da inclusão do deficiente visual na sociedade. Ela explica como surgiu a ideia de ajudar as pessoas através da sua vivência.

Danielle conta que sentia receio de caminhar nas ruas por causa dos olhares preconceituosos. Ela acredita que com as novas bengalas específicas, o julgamento será menor.

O projeto carece de apoio para seguir ajudando mais pessoas com deficiência visual.

A bengala dá mais mobilidade e independência. Cada uma tem cor específica, que serve para definir o tipo de deficiência aquela pessoa possui.

Para a psicóloga e integrante do projeto, Neuzimar Lopes de Souza, tem faltado empatia na sociedade.

O aposentado Daniel Cezar de Souza, de Santa Bárbara do Leste, possui baixa visão e recebeu a bengala da cor verde. Anteriormente ele utilizava uma bengala específica para pessoas com problemas nas pernas e agora poderá andar com mais tranquilidade nas ruas.

Daniel relata um caso em que sofreu preconceito nas ruas por conta da sua deficiência e o uso da bengala. Agora, ele acredita que com a nova, poderá andar com mais tranquilidade e ser respeitado.

Os interessados em ajudar podem entrar em contato através do Instagram @verdenovoctga ou pelo telefone (33) 9 9907-2694.