Crise de abastecimento da vacina pentavalente continua em todo o Brasil. Caratinga recebe 334 doses e não há previsão de nova remessa para unidades de saúde

Por Rádio Cidade

21/01/2020 às 16:47

O sistema público de saúde continua lidando com a falta da vacina pentavalente nos postos de todo o país. O problema vem sendo enfrentado desde agosto do ano passado, quando a Anvisa reprovou lotes da vacina, que é importada.

O estoque da pentavalente estava zerado em Caratinga até a semana passada, quando 334 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde. A prioridade é vacinar crianças que ainda não tomaram uma dose sequer, do total de três recomendadas ao longo da primeira infância. A pentavalente deve ser aplicada em crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

 

O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Caratinga, Paulo Henrique Nunes Borges, explica que a secretaria aguarda a regularização do fornecimento.

Paulo Henrique esclarece qual é o protocolo de vacinação da pentavalente.

Nas condições atuais, não é possível vacinar todas as crianças e não há previsão de regularização do estoque. Pais ou responsáveis por crianças na faixa etária da vacina devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para serem orientados.