Produtores de café de Caratinga e região comemoram números da exportação de 2019: 56 milhões de dólares

Por Rádio Cidade

23/01/2020 às 17:38

A economia de Caratinga tem como alicerce o setor de serviços e comércio, mas, sem dúvida, o café ainda cumpre papel importantíssimo. Além da venda dentro do território brasileiro, os produtores de Caratinga e região vêm conquistando o mercado externo e, em 2019, as exportações chegaram a 56 milhões de dólares. Nos últimos quatro anos, houve aumento de mais de 200% no número de lotes exportados.

O Brasil exportou em 2019 40,6 milhões de sacas de café e a exportação de café especial cresceu 21%. O dado representa um recorde histórico das exportações do produto. O produtor e exportador de café Rodrigo Sobreira chama atenção para este tipo de café. Segundo ele, lotes pequenos, mas com valor de mercado, estão contribuindo para o sucesso de Caratinga no exterior.

 

O crescimento na exportação de cafés especiais está atraindo novos compradores para Caratinga. Rodrigo destaca o potencial do município neste setor.

Caratinga também evoluiu na capacidade de escoamento da produção, com armazéns que atendem a necessidade do produtor e do exportador.

Rodrigo Sobreira acredita que o sucesso de Manhuaçu na exportação do café deveria servir de modelo. Manhuaçu exporta, inclusive, café produzido em Caratinga.

O Centro de Excelência do Café, no distrito de Santa Luzia, cumpre papel fundamental na valorização do produto e escoamento. O prefeito Wellington Moreira lembra que, sem o Centro, pequenos produtores não teriam oportunidade de se beneficiarem desses resultados.

 

O crescimento das exportações se reverte em mais tributos para o município. Por isso, o prefeito elogia e agradece o desempenho dos produtores.