A atualização de algumas cidades da região de Caratinga depois das fortes chuvas

Por Rádio Cidade

28/01/2020 às 18:24

Municípios da região atingidos pelas chuvas continuam trabalhando na limpeza de ruas e restabelecimento dos serviços. Muitos lançam campanhas para arrecadação de donativos, como é o caso de Inhapim. As doações estão sendo recolhidas no CRAS e no Centro de Convivência.

Aos poucos, a cidade de Matipó também vai restabelecendo o ritmo normal, segundo Tenente Rocha.

Manhuaçu enfrenta problemas no abastecimento de água desde que a adutora da companhia que presta serviço ara o município se rompeu durante a pior enchente de sua história. Além disso, a captação do bairro Lajinha ficou inteiramente submersa junto com as bombas e painéis elétricos.

Funcionários da empresa de abastecimento trabalham desde domingo (26) para restabelecer o fornecimento de água para a população. Mas as condições atuais ainda são críticas. A previsão é que tudo seja normalizado ainda nesta semana.

Em Governador Valadares, o rio Doce finalmente começa a voltar para seu leito normal e começa a preocupação com doenças causadas pelo contato com água e lama de enchente.

As águas de enchentes podem transmitir muitas doenças, como leptospirose e hepatite, que são graves e podem matar. A água não deve ser ingerida em nenhuma hipótese, portanto, é expressamente contraindicado nadar em enchentes, tanto pelo risco de afogamento, quanto pelo risco de contrair doenças infecciosas.

A lama que se forma após o recuo das águas também é prejudicial à saúde. Portanto, proteja-se durante os trabalhos de limpeza, o uso de botas impermeáveis é indispensável. Quando o sol sair e a lama secar, vem o risco de epidemia de conjuntivite. Evite passar as mãos nos olhos e outras mucosas. Alimentos que tiveram contato com a enchente não devem ser consumidos.

O uso de hipoclorito (água sanitária) é recomendado na higienização de alimentos e também na limpeza de ambientes domésticos, comerciais, postos de saúde, escolas, entre outros. Em caso de manifestação de qualquer desconforto após o contato com as enchentes, procure a unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível. Se possível leve seu cartão de vacina.