As informações sobre a situação das cidades vizinhas a Caratinga afetadas pelas chuvas

Por Rádio Cidade

28/01/2020 às 09:33

Matipó está entre as cidades próximas a Caratinga mais afetadas pelas chuvas nos últimos dias. Segundo o comandante do policiamento de Matipó, Tenente Rocha, o município foi bastante afetado pelo transbordamento do rio Matipó nesse sábado (25). Três pontos de alagamento se destacaram: bairros Exposição, Palhada e no centro. A área comercial, de acordo com o comandante da Polícia Militar, foi bastante atingida e os prejuízos estão sendo contabilizados.

O prefeito deflagrou as ações de defesa civil, acolhendo os desabrigados, contabilizados em cerca de seiscentos. A polícia atuou na organização do trânsito e as ruas começam a ser limpas já no domingo.

Fato lamentável em Matipó foi a morte de uma jovem de 17 anos. Ireni César morava no Córrego do Laje, distrito de Padre Fialho. Ela estava com a mãe em casa quando uma rocha e um barranco deslizaram. A mãe dela não se feriu.

Em Raul Soares há dezenas de desalojados, mas a água do rio que corta o município já retornou para o nível normal e não há pontos de alagamento, segundo Cabo Paulo da Polícia Militar. Apesar dos danos causados pela enchente que também atingiu a cidade nesse sábado (25), não houve vítimas fatais. A imagem de um prédio de dois andares caindo no rio impressionou muitas pessoas, mas não havia ninguém no imóvel no momento da queda.

As ruas de Inhapim também começaram a ser limpas logo depois que as águas do rio Caratinga baixaram. As informações com a repórter Luciana Clara.

Os moradores da cidade de Taparuba, próximo a Ipanema, foram fortemente atingidos pelas chuvas e precisam de doações de cesta básica, água potável, lençóis, cobertores, produtos de higiene, entre outros. Vários deles perderam suas casas ou perderam todos os móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais.

O ponto de entrega das doações é a Prefeitura de Ipanema.

No sábado, as hidrelétricas PCH Várzea Alegre e PCH Pipoca emitiram alerta informando que as barragens haviam atingido capacidade máxima e podiam causar inundações no município de Ipanema. Moradores chegaram a ser alertados quanto à necessidade de deixarem suas casas. Até o momento não houve qualquer acidente e a situação continua sendo monitorada.

Em razão dos diversos estragos causados pela enchente que atingiu Manhuaçu nesse final de semana, a prefeitura do município decretou Estado de Emergência. O jornalista Carlos Henrique Cruz, do Portal Caparaó, relata que esta foi uma das maiores enchentes que a cidade já enfrentou.

Na madrugada de domingo(26), oito pessoas foram resgatadas de um prédio de três andares que desabou na rua Raimundo Soares Vargas, na entrada do bairro Engenho da Serra. Todos escaparam com vida.

Horas depois Manhuaçu recebeu a visita do governador de Minas, Romeu Zema, que viu de perto alguns dos pontos mais atingidos.

A tensão continua em Governador Valadares com a elevação do Rio Doce. Famílias foram retiradas dos bairros ribeirinhos, devido ao risco de enchente. E, de acordo com o repórter Márcio Farias, o abastecimento de água já está sendo comprometido