Minas Gerais tem 54 mortos em decorrência das chuvas. Novos temporais podem atingir várias cidades do estado

Por Rádio Cidade

29/01/2020 às 17:18

Desde a última sexta-feira (24), 54 pessoas morreram por causa das chuvas em Minas Gerais. De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual, 38.703 pessoas estão desalojadas e outras 8.157 desabrigadas. Até o momento, 65 pessoas ficaram feridas. Uma está desaparecida em Conselheiro Lafaiete. A cidade onde mais pessoas morreram é Belo Horizonte. Foram 13 óbitos na capital, conforme a Defesa Civil.

O governo federal já reconheceu situação de emergência em 101 cidades. A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de MG.

O coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais Tenente-coronel Flávio Godinho disse que o Decreto de Estado de Calamidade deve ajudar na recuperação da capital mineira. Ele também alerta para a possibilidade de mais chuva forte.

O Tenente-coronel pede aos moradores dos municípios afetados pelas chuvas que fiquem muito atentos à movimentação do terreno depois da estiagem.

O coordenador da Defesa Civil Estadual informou que cidades próximas a Caratinga estão recebendo ajuda humanitária.

As regiões mais afetadas pelas chuvas em Minas são a Central, capital e região-metropolitana, Leste e algumas cidades da Zona da Mata.