Faltando menos de um mês para o fim do cadastramento biométrico, apenas 77,5% dos eleitores de Caratinga atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral

Por Rádio Cidade

12/02/2020 às 17:31

Com a prorrogação do prazo para o cadastramento biométrico em 62 municípios para o dia 6 de março, era de se esperar que a população caratinguense pudesse comparecer ao Cartório Eleitoral ou na Casa Ziraldo de Cultura para regularizar a situação com a Justiça o quanto antes. Porém, a movimentação ainda está baixa. Até agora 77,5% da população foi atrás do atendimento.

Além de Caratinga, moradores de Bom Jesus do Galho, Santa Bárbara do Leste e Ubaporanga, que teriam o prazo encerrado no dia 21 de fevereiro, devem fazer o procedimento.

O chefe de cartório da 71ª zona eleitoral, Fabrício Resende, explica que o eleitor que ainda não fez o cadastramento pode procurar o cartório eleitoral mesmo sem o agendamento. Caso esteja vazio, o atendimento será feito da mesma forma.

Os documentos necessários ainda são os mesmos, exceto a Carteira de Trabalho. Há um projeto em tramitação que impede o uso da Carteira como documento de identificação.

Outro projeto que está em pauta é a implantação do novo modelo de Carteira de Identidade. O documento, que já passou a ser emitido em São Paulo, ainda não tem data para começar a ser feito em Minas. O projeto ainda está em estudo, mas será retomado após o fim do período de cadastramento biométrico, conforme Fabrício.

Nos dias 29 de fevereiro e 1° de março, haverá atendimento especial de 8h às 12h. No sábado, dia 29, o Cartório Eleitoral de Caratinga e a Casa Ziraldo de Cultura funcionarão normalmente. No domingo, dia 1°, somente o Cartório Eleitoral ficará aberto para atendimento.