Campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes chama atenção para índice de violência sexual que aumenta 80% no Carnaval

Por Rádio Cidade

18/02/2020 às 16:22

As secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação de Caratinga lançaram uma campanha de combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes no Carnaval. Estatísticas apontam que o índice de violência sexual contra menores de idade cresce neste período, por isso o objetivo é estimular a denúncia desses crimes. O tema da campanha é “Não deixe a festa do Carnaval esconder o perigo do abuso e exploração sexual”.

Até 21 de fevereiro várias ações serão realizadas nas unidades de assistência social, de saúde e escolas. A assistente social do CREAS, Nayara Aguiar de Paiva, diz que não há um perfil definido para o abusador. O mais importante é estar atento às pessoas que se aproximam e estabelecem vínculos com os menores.

A criança ou adolescente vítima de abuso sofre também com a pressão psicológica, fazendo com que ela, muitas vezes, se sinta culpada.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Aluísio Palhares, explica que são feitos trabalhos durante todo o ano. Mas nesta época em especial, as ações são potencializadas.

Além da campanha, denúncias também poderão ser feitas.

Nesta sexta-feira (21), às 8h, a programação será encerrada com uma caminhada. A concentração será na Praça Cesário Alvim, seguindo o percurso pela Avenida Benedito Valadares, Praça Getúlio Vargas, Avenida Olegário Maciel, Praça Calógeras com término na Praça da Estação. Serão entregues materiais de conscientização, com informações importantes no combate à violência.