Governo Federal define primeira remessa de verba para cidades atingidas por chuvas em Minas e no Espirito Santo

Por Rádio Cidade

02/03/2020 às 15:32

O Governo Federal liberou, inicialmente, R$ 17 milhões para 35 municípios de Minas Gerais afetados pelas chuvas que atingiram o estado em janeiro. Outros 161 municípios que também decretaram situação de emergência seguem à espera do dinheiro.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o recurso deve ser destinado a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Entre as cidades mineiras beneficiadas estão: Abre Campo, Alto Jequitibá, Caparaó, Matipó, Ipanema, Muriaé, Reduto, Rio Casca, Simonésia e Tarumirim. A relação completa está disponível nas redes sociais da Cidade FM.

O Espírito Santo também terá auxílio do Governo Federal para reparar os danos causados pelas chuvas. Os municípios de Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Ibitirama e Muniz Freire são os primeiros a serem contemplados com uma verba total de R$ 2,5 milhões.

Para os municípios que ainda precisam solicitar o recurso, a Secretaria de Defesa Civil enviou profissionais ao estado para promoverem uma rodada de capacitação de gestores públicos no preenchimento dos planos de trabalho. O envio das solicitações é feito pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2id).